Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 18 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Geral

Como se manter motivado em tempos difíceis

MOTIVAÇÃO EM TEMPOS DIFÍCEIS

Wilson Cyrillo
Por Wilson Cyrillo
/ 219 acessos
Como se manter motivado em tempos difíceis
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O que te motiva?

E porque é tão importante se sentir motivado?

Para te ajudar a responder a essas perguntas vamos analisar brevemente o significado de “motivação”.

Publicidade

Leia Também:

A motivação é uma atitude interna, na qual o ponto de partida é o próprio indivíduo.

Mario Sergio Cortella (2016), destaca que a motivação é um estado interior, o que a diferencia, por exemplo, do estímulo.

Para conhecer a fonte da sua motivação, Cortella sugere que você se questione sobre quais as são suas razões para fazer o que você faz.

Quando alguém está motivado às atitudes que toma partem de si próprio.

Você pode até tentar impulsionar ou estimular alguém a fazer algo, mas a tarefa designada será mais bem desempenhada se a pessoa em questão estiver realmente motivada.

 

Motivação em tempos difíceis 

Existem momentos, como este que estamos passando, em que a vida toma rumos inesperados. Quem diria que estaríamos vivenciando uma pandemia? Estamos tendo de mudar nossas rotinas e nos adaptar a novos hábitos.

Junto com a crise sanitária estamos enfrentando também uma crise econômica.

Com tudo o que estamos vivendo, é compreensível que você questione como encontrar motivação para continuar a busca por melhores resultados.

Encontrar motivação em tempos difíceis não é tarefa fácil, mas é necessário.  Lidar com períodos de dificuldades e  mudanças faz parte do nosso aprendizado.

Sobre lidar com alternâncias, Cortella (2016) enfatiza que “não é agradável ter restrição, nunca o é, mas aprender a lidar com isso faz parte da formação da carreira de alguém. Assim como quando sofremos algum percalço na saúde e precisamos aprender a fazer dieta, a nos privar de comer alguns alimentos que nos dão satisfação. É preciso encontrar caminhos e compreender que são períodos.”

Sem dúvida, passar por momentos de turbulência é perturbador e manter a calma não é fácil, mas é necessário ter em mente que a circunstância não é definitiva.

É preciso agir de alguma maneira até que a circunstância mude. Não se retraia a ponto de ficar depressivo.

Talvez o que te motive nesse momento seja a necessidade, entenda também que a situação que estamos vivendo no momento não é permanente. Vivemos constantes mudanças e devemos ser capazes de nos reerguer.

Por mais difícil que esteja sua situação, persista, tente algo novo.

Se tiver condições, aproveite essa circunstância para aperfeiçoar competências e promover mudanças: leia, se mantenha atualizado, se reinvente, procure fazer cursos a distância,  inclusive há boas opções gratuitas.

Cada pessoa vive uma realidade diferente e infelizmente  nem todos tem a as mesmas oportunidades, temos de  nos ajudar para encontrar forças para nos levantarmos e podermos sair bem desse ciclo.

É preciso coragem para se motivar e inspirar outras pessoas a também se motivarem. Tenha noção de que tudo é passageiro, se cuide e não desanime, dias melhores virão.

 

Referência:

 

FONTE/CRÉDITOS: Cortella, Mario Sergio. Por que fazemos o que fazemos? : aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. – 1 . ed. – São Paulo : Planeta, 2016
Comentários:
Wilson Cyrillo

Publicado por:

Wilson Cyrillo

Wilson de Menezes Cyrillo formou-se em economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é pós-graduado em Engenharia Econômica, Marketing, Recursos Humanos e Gestão Estratégica de Serviços e foi Educador Corporativo da Universidade...

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )