Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 18 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

Como escolher o melhor investimento em tempos de Taxa Selic a 12,75% a.a.

Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)
Por Henrique Harmonia (Interina:...
/ 134 acessos
Como escolher o melhor investimento em tempos de Taxa Selic a 12,75% a.a.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Entender como os investimentos em Renda Fixa e Renda Variável se comportam com a Taxa Selic em alta é fundamental para conquistar os melhores rendimentos.

 

A Taxa Selic passou de 2% ao ano em 2020, para 12,75% ao ano, em maio deste ano. O ciclo de aumento da taxa iniciou em março de 2021 e, desde então, passa por uma escalada, com perspectivas de aumento até o final de 2022. Segundo projeções pode fechar o ano a 13,25%. Este cenário tem contribuído para que os investidores avaliem suas aplicações entre a Renda Fixa e a Variável. Antes de mais nada, é interessante entender as peculiaridades de cada modalidade.

Publicidade

Leia Também:

Renda Fixa x Renda Variável

Seja Renda Fixa ou Variável, cada um desses investimentos possui seus rendimentos, características e riscos. A Renda Fixa é o investimento realizado diretamente em títulos públicos e privados. Quando o investidor compra um título de renda fixa, está emprestando dinheiro ao emissor do papel, que pode ser um banco, uma empresa ou até mesmo o governo. Em troca, recebe uma remuneração por um determinado prazo, na forma de juros e/ou correção monetária.

No caso da Renda Variável trata-se de um tipo de investimento que não fornece previsibilidade do ganho, já que possui diferentes fatores que podem impactar no resultado final, como política e economia. No entanto, é o investimento que oferece maiores ganhos, bem como maiores riscos.

Como os investimentos se comportam com a Taxa Selic em alta?

Para fazer uma boa escolha entre as opções de investimento é necessário que se entenda a relação entre a taxa básica de juros e os tipos de aplicação. As alterações na Taxa Selic sempre terão repercussão nos investimentos, em alguns casos, a relação é direta, pois a taxa Selic é usada para calcular a remuneração da aplicação, em outros, acaba tornando alguns ativos financeiros mais interessantes ou menos atraentes.

No caso da Renda Fixa, os investimentos sofrem influência direta da taxa Selic, pois a utilizam como referência para o pagamento de juros, o que quer dizer que, via de regra, quanto maior a Taxa Selic, maiores serão os juros pagos aos investidores. Já a Renda Variável, em geral, perde atratividade e alguns setores da Bolsa tendem a despencar.

Além da avaliação do cenário econômico, aliado aos tipos de investimentos mais vantajosos a cada período, é imprescindível a análise do perfil do investidor. Por isso, o cooperado Uniprime Pioneira pode acionar seu gerente e contar com a ajuda profissional para realizar o melhor investimento.

Comentários:
Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)

Publicado por:

Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )