Muito se fala em inovação, uso de tecnologias, de redes sociais, de vídeos, de se ter um bom site, de usa robôs de atendimento, bootchat, blockchain, NFT, autoatendimento, token, menos interação com clientes ... peraí ... menos interação com cliente? MENOS????
Tenho percebido, quando vou atender clientes em várias cidades, que muitos empreendedores estão mais preocupados com tecnologia do que em oferecer um excelente atendimento a seus clientes.
Isso acontece em lojas posicionadas na rua ou em shoppings centers, em lojas de bairro ou grandes redes, em cidades grandes ou menores, em empresas novas ou já tradicionais.
92% dos empresários que me procuram querem vender mais, o que me leva a crer que:
- Não treinam sua força de vendas, deixando com que ofereçam produtos ou negociem da forma que desejam e não da forma que a empresa gostaria;
- Não fazem uma boa gestão de vendas, deixando estoque furado, preços fora do mercado, cores ou modelos ultrapassados, produtos expostos empoeirados e até quebrados;
- Ou ainda que simplesmente, o atendimento tem ficado esquecido, porque estão “comprando” ideias e modelos de fora do país e tentando aplicar aqui.
Cada país tem sua cultura, (isso já muda de cidade pra cidade, imagina no mundo?!), a aí vem um livro ou vídeo falando de um modelo de sucesso que aconteceu fora do país e querem empurrar garganta abaixo do empresário, sem se preocupar com o estágio em que este está, estágio da empresa, maturidade do empresário e seu público.
Há muitas e muitas cidades em que ainda se vende na caderneta, FIADO e esse empreendedor sabe da importância de se conhecer o cliente, geralmente as perdas são pequenas. Falar com ele que está fazendo errado, que TEM QUE FAZER ISSO OU AQUILO, TEM QUE TER SITE, VENDER POR E-COMMERCE pode quebra-lo, se não fizer uma adaptação antes.
Quantos de nós já não deixamos de comprar algo porque o vendedor era ruim, ou andamos um pouco mais a fim de ir até determinada vendedora que nos atende sempre bem?
Atendimento é essencial, é básico, deveria vir antes de tudo, pois é onde a interação acontece e o empreendedor tem a possibilidade de cativar o cliente.
Então a sugestão de hoje é fazer o básico. Atenda bem cada pessoa que entrar em sua empresa.
Simples assim e perceba seus números aumentarem.