Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 18 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Geral

Artigo: Viver com ousadia não é se aventurar

Viver com ousadia é se aventurar

Mônica Reis
Por Mônica Reis
/ 291 acessos
Artigo: Viver com ousadia não é se aventurar
Meus Miolos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Articulista: Psicóloga Mônica Reis

 

Publicidade

Leia Também:

 

 

 

Viver com ousadia, encarar a vida de frente, aproveitando e criando as oportunidades, sem receio de viver plenamente cultivando a coragem, os bons vínculos e amor-próprio pode ser o sonho dourado de muitas pessoas.

Se libertar da necessidade de ter certezas absolutas, simplesmente confiar em si mesmo e se colocar a agir de acordo com aquilo que se acredita. Quando entramos nesse caminho, aprendemos a cultivar a autenticidade, passamos a valorizar de verdade a criatividade e a produtividade. Entendemos que o caminho que nos conduz à nós mesmos é uma estrada real que nos liberta para viver plenamente, e como diz a canção ‘viver e não ter a vergonha de ser feliz’. Enfim, viver sendo você mesmo.

Mas encontrar com nós mesmos não é exatamente a mais fácil e simples das tarefas. Talvez para algumas pessoas seja sim, fácil e simples, já para outras nem tanto... De qualquer modo, o que percebemos é que muitas vezes, “viver com ousadia” tem sido sinônimo de viver agindo sempre por impulso, de maneira inconsequente, sem pensar no amanhã.

Bem, se aventurar e seguir cegamente a todos os desejos e anseios humanos sem pensar no outro ou no próprio bem-estar, principalmente a médio e longo prazo talvez tenha relação com levar a vida de maneira inconsequente e irresponsável e não como viver com ousadia.

Existe muita limitação na necessidade de viver uma vida ilimitada. Nem sempre entendemos que limite é proteção e cuidado. Costumamos entender os limites dando a esse conceito um significado pejorativo, ruim, menor. Como algo que nos impede de crescer ou de desenvolver o nosso potencial. Sim, podemos romper alguns limites que nós colocamos em nós mesmos. E isso é bom.

Mas a verdade é que aceitar alguns limites é mais libertador do que pode parecer. Essa construção pode lhe soar paradoxal, entretanto, lembre-se: o seu corpo tem limites bem reais, e acreditar que é possível ultrapassá-los muitas vezes pode ser mortal. Quem vive com ousadia aprende a conhecer os próprios limites, reconhecer aqueles que devem ser ultrapassados e quais deles precisam ser respeitados.

Ter coragem é agir, apesar do medo, não se deixar paralisar pelo medo. Mas isso também requer não menosprezar a função do medo: proteção. Fazer a vida valer a pena, aprender a se amar e não se deixar paralisar, seguir em frente apesar das dores e desafios do caminho é viver com ousadia.

 Colunista:

Mônica Reis é esposa e mãe de três garotos lindos de viver. Uma pessoa curiosa que gosta de conhecer novos lugares e de ler que é outra forma de viajar. É formada em Psicologiae possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Atua no âmbito clínico atendendo jovens e adultos. Desde 2020 tem se reunido com outros colegas de maneira independente para estudar temas diversos, incluindo livros e artigos de autores relacionados as Terapias Cognitivo-Comportamentais. Isso tem lhe permitido trocar experiências relacionadas a profissão e a prática clínica. Instagram: @bymonicareis.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Dra Mônica Reis
Comentários:
Mônica Reis

Publicado por:

Mônica Reis

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )