Fotografia do Blog Mauricio Resgatando o Passado a Historia de Juiz de Fora
http://mauricioresgatandoopassado.blogspot.com/
Academia de Comercio
Em 1918, aos 19 anos, o futuro historiador encerrava seu curso secundário na Academia de Comércio de Juiz de Fora, conforme consta em documentação de seis folhas manuscritas, gentilmente, fornecidas por aquela tradicional instituição mineira, a qual, mantém em seus arquivos, documentos relevantes, desde sua fundação, em 1891. A reprodução da ata de aprovação dos alunos, naquele ano, é feita, parcialmente, a seguir, dando-se ênfase ao trecho em que é mencionado, o então aluno José Leoni Iório:
Acta de approvação dos alumnos da Academia de Commércio de Juiz de Fora, de accordo com o artigo 5o (quinto), do decreto No. 3603, de 11 de dezembro de 1918.
Aos 23 dias do mez de dezembro de 1918, tendo comparecido na qualidade de Inspector, na Academia de Commércio de Juiz de Fora, verifiquei que a relação dos alumnos inscriptos para exames finais publicada no “Diário Oficial”, conferia com o respectivo registro de matrícula e, nestas condições, declaro approvados, nos termos do supra citado decreto, nas disciplinas abaixo declaradas, os seguintes alunos:
José Leoni Iório, filho de José Iório, natural do Estado do Rio, com 19 annos de edade., approvado em Arithmetica, Physica e Chimica e Historia Natural
Nada mais havendo a registrar-se, lavrou-se esta acta que vae assignada pelo Dr. Ispector Federal e pelo Director da Academia de Commércio de Juiz de Fora.
Juiz de Fora, 23 de dezembro de 1918
Benjamim Flores: Inspetor Federal
Dr. Francisco de Paula Salgado: Director
Acervo Mauricio Lima Corrêa